O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma prova realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação, instituída em 1998 e que este ano completa portanto seu vigésimo aniversário. Trata-se de um critério utilizado para avaliar a qualidade do ensino médio no país. Seu resultado serve também como forma de acesso ao ensino superior em universidades público, bem como, privadas brasileiras, através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), assim como, em algumas universidades no exterior (em Portugal, por exemplo). Com a nota deste exame, os estudantes podem também se candidatar a bolsas de estudo pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni) e a financiamento do curso de graduação pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e pelo Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies).
O ENEM é de fato o maior exame vestibular do Brasil (reconhecido oficialmente pelo RankBrasil – Recordes Brasileiros) e o segundo maior do mundo, atrás tão somente do Gāo Kǎo, o exame de admissão do ensino superior existente na República Popular da China.

Para celebrar este marca de 20 anos, os Correios lançaram o Selo Personalizado e o Carimbo Comemorativo que ilustram a chamada desta postagem. O lançamento foi realizado no dia 20 de novembro último, na sede do INEP, em Brasília, e contou com a presença de empregados dos Correios, professores, estudantes e funcionários públicos. O presidente da ECT, General Juarez de Paula Cunha, afirmou na solenidade de lançamento que:
“É um orgulho para os Correios colaborar com o Enem em tantas edições. Com o selo e o carimbo poderemos perpetuar e divulgar um pouco das muitas conquistas desse Exame”

A logística do ENEM feita pelos Correios contribuiu para que este ano fossem entregues, nada menos do que 11 milhões de provas em 1.725 municípios de todo o país, o que contou com a participação de mais de 8.500 empregados da estatal postal. Essa parceria, por sua vez, completou dez anos, em 2018.