O Deutsche Post emitiu, em 12 de abril último, o selo postal que ilustra a chamada deste post, com valor facial de 70 centavos de euro, para marcar o aniversário de 150 anos de nascimento do arquiteto e pioneiro do design industrial alemão Peter Behrens (Hamburgo, 14 de abril de 1868 — Berlim, 27 de fevereiro de 1940).

Behrens é considerado por muitos o primeiro designer da história e um dos primeiros designers freelancers. Foi um dos arquitetos mais influentes da Alemanha (na sua época) e um dos fundadores da Werkbund. Foi também consultor artístico da AEG (Allgemeine Elektricitäts Gesellschafft).
Foi, sem sombra de dúvidas, um pioneiro em responder à demanda da civilização industrial através da arquitetura que influenciou o Movimento Moderno alemão e o que hoje chamamos de Desenho Industrial.
Trabalhou, ainda, na AEG em projetos elétricos e em comunicação visual e gráfica. Introduziu uma nova expressão para a monumentalidade da arquitetura europeia com a Fábrica de Turbinas da AEG — primeiro edifício alemão em aço e vidro (1908-1909) — e o complexo de apartamentos para os trabalhadores da AEG, em Henningsdorf (1910-1911). Desenvolveu ainda projetos no estilo neoclássico, atendendo a necessidades do cliente, nos escritórios de Dusseldorf, para a Mannesmann AG (1911-1912), Companhia Continental de Borracha (1913-1920) e a Embaixada Alemã em São Petersburgo (1911-1912).

Na nova emissão que agora vem a lume, temos um retrato fotográfico de Behrens em azul (centro inferior). A imagem à esquerda, em verde, é a fábrica de turbinas da AEG em Berlim, projetada pelo arquiteto e construída em 1908-09, com uma visão interna da fábrica (em azul) no canto superior direito.
O outro edifício retratado no selo, na cor rosa (lado direito da ilustração) é a Linz Tobacco Factory. Construído entre 1929 e 1935, a construção foi projetada por Behrens e pelo arquiteto austríaco Alexander Popp.
O selo também retrata quatro produtos desenhados pelo homenageado: um copo de vinho (1898), uma chaleira elétrica (1909), um relógio elétrico (1910) e um ventilador de mesa.
A emissão é fruto do trabalho de Daniela Haufe e Detlef Fiedler, designers postais. A Bundesdruckerei, por sua vez, imprimiu o selo em offset, em folhas de 10 exemplares.
Cabe ainda lembrar que, pelo menos dois outros selos alemães, emitidos anteriormente retrataram trabalhos de Behrens. Um selo de 1987, emitido pela administração postal de Berlim Ocidental, para comemorar 750º aniversário da capital alemã, que mostra a fábrica de turbinas AEG.
Noutra emissão, seus objetos de vidro, aparecem em um selo postal de 1998, que integra uma série produzida para celebrar o design do século XX.