Em 19 de novembro de 1987, o South African Post Office emitiu uma série composta de três selos (Scott 702-704) homenageando a Sociedade Bíblica local, fundada em 1820.

Era para ser um conjunto de quatro selos. No entanto, o com valor facial de 40 centavos continha o nome de Deus escrito em grego koiné, o idioma do Novo Testamento, e em hebraico, o idioma do Antigo Testamento, sob um fundo azul.
Os selos já tinham sido distribuídos as agência de correios sul-africanos quando surgiram protestos da comunidade judaica, pois segundo eles era uma grave transgressão religiosa a utilização profana do nome de Deus, que só poderia aparecer no Torá e em livros de orações. Em nome da paz religiosa, como decorrência desta oposição, as autoridades postais locais retiraram este exemplar de circulação.

Todavia, um número limitado deste, algo em torno de 1.275 exemplares, escaparam da destruição e acabaram sendo vendidos, alguns inclusive foram utilizados para postagem de correspondência.
Esta raridade, emitida mas retirada de circulação, é objeto de desejo dos colecionadores de selos relacionados com temas religiosos.

ET.: Sem querer polemizar, mas apenas em nome dos fatos, em 1970, Israel emitiu uma série de selos referenciando as sinagogas, um deles, cuja a imagem aqui reproduzimos, mostra inadvertidamente o nome de Deus no centro da estrela de Davi.

Não estamos diante de caso único, uma vez que selos da antiga DDR e da Holanda cometeram, da mesma forma, tal impropriedade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui