Os selos beneficentes, são aqueles cuja única finalidade é cobrar um valor que será entregue inteiramente a um determinado órgão, que não os correios. Nisto diferenciam-se dos selos semi postais, pois neste caso, apenas uma parte do valor será direcionada a um fim beneficente.
![]() |
![]() |
Aqui no Brasil nós temos os selos da Hanseníase (criado pela Lei n.o 909, de 08 de novembro de 1949) que eram emitidos regularmente no mês de novembro e afixados em todas as cartas postada neste mês, obrigatoriamente, como adicional (valor arrecadado era destinado integramente a Federação das Sociedades de Assistência ao Lázaros), junto com os selos que efetivamente pagavam a franquia da carta (serviço postal).

Em outros países temos os selos emitidos em favor da cruz vermelha, como ocorria, por exemplo, na Iugoslávia, na Macedônia, em Portugal, etc.
Este tipo de selo pode, sem sombra de dúvidas, também ser utilizado em nossas coleções temáticas. A título de exemplo, veja um pequeno estudo, envolvendo um destes selos iugoslavos, que apresento em uma coleção que tenho, versando sobre a temática terremotos.