Os selos de luto (Mourning Stamp) são selos postais que se emitem por ocasião da morte de uma determinada personagem, como manifestação de pesar pela passagem da mesma. Distinguem-se pois suas margens (molduras) são impressas na cor negra.

Embora sejam, em muitos casos, elaboradas emissões postais específicas para tal situação, se prefere em outros momentos históricos, face a urgência em se prestar a homenagem, em recolhem selos já existentes, que são submetidos a usual sobrecarga do quadro negro.

O primeiro personagem histórico que recebeu esta homenagem filatélica foi o Rei Alberto I da Bélgica. Nascido no dia 08 de abril de 1875, Alberto I foi coroado como rei dos belgas em 23 de dezembro de 1909; falecendo em 17 de fevereiro de 1934. Alguns dias depois, no dia 10 de março, os correios da Bélgica emitiram um selo postal no valor de 75 centavos (que ilustra a chamada desta postagem), similar a outro que fora emitido no dia 1 de junho de 1932 (Scott 228), substituindo-se a cor café pela cor negra e incluindo o quadro de luto (Scott 257).
Em muitos outros momentos foram emitidos estes selos de lutos, vejamos:
|
|
Antes de concluir, cabe lembrar que os correios do Vaticano, por sua, ainda hoje, emitem regularmente, por ocasião do falecimento do sumo pontífice o selos da Sede Vacante (tempo entre a morte de um papa e a eleição de outro).

O emprego deste tipo de selo é plenamente cabível em nossas coleções temáticas, para representar (simbolizar) a morte ou fatos históricos decorrentes desta.