Em 1º de junho de 1964 o correio norueguês emitiu o selo especial, um “Lottery Stamp”, que ilustra a chamada desta passagem, com o objetivo de angariar fundos para o programa da Organização das Nações Unidas para os Refugiados.
A emissão possuía a particularidade de ter sido emitida, portanto, com dois propósitos distintos: além de servir como selo postal comum, serviria também como cupom ou bilhete para um sorteio de loteria.
Este selo é composto por três partes distintas, divididas com semi-corte, em percê.
A primeira, isto é, a do topo é o comprovante que permanecia com o atendente dos correios onde foi feita a venda.
A segunda parte é o comprovante que ficava com o comprador, o qual seria usado como bilhete de loteria, onde poderia participar do sorteio, mediante o número nele impresso.
A terceira parte, por sua vez, era o selo postal em si. Ele não trazia nenhum valor facial além da inscrição “porte pago”. Apesar das duas partes acima trazerem o valor expresso de 2,50 coroas, por uma questão de lógica este valor total contemplava o porte e o bilhete de loteria.

(“Likkebrevet” – carta de boa sorte)

O selo era destinado apenas ao uso, em cartas de até 20 gramas, postadas para destinatários residentes dentro do próprio país, embora se conheça cartas porteadas, com esta emissão, que foram circuladas para a Dinamarca.
O uso deste selo foi bem restrito no que concerne o lapso temporal. O mesmo foi vendido entre os dias 1º de junho e 15 de julho de 1964, nas agências postais e teve o seu uso permitido, com função porteadora, entre os dias 6 de junho e 10 de agosto do mesmo ano. A ideia, básica era permitir que as pessoas comprassem estes boletos para seus parentes ou amigos e pudesse fazê-los chegar pelo correio sem um custo adicional de envio. Em função disto são conhecidos pelos noruegueses como “Likkebrevet”, numa tradução livre “carta de boa sorte”.
Fala-se, no que concerne este selo, das séries A e B. Isto porque foram emitidos dois conjuntos de bilhetes no mesmo ano e o sorteio foi efetuado quando todos os bilhetes foram vendidos. A experiência não se repetiu, na Noruega.
Esta emissão, cabe lembrar, não é referenciada nos catálogos internacionais, embora conste do catálogo nacional norueguês, denominado Facit.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui