O selo personalizado é uma modalidade de emissão postal, que contém uma imagem privada escolhida pelo seu utilizador (fotografia de pessoas, animais de estimação, marcas de empresas, produtos ou serviços, sinais distintivos, personagens ou obras de arte próprias).
O primeiro selo personalizado foi emitido pelos Correios australianos em 1999, sendo posteriormente seguido por muitos outros países, transformando-se num verdadeiro “modismo”.
No Brasil a emissão pioneira de selo personalizado correu no ano 2000, por ocasião dos 500 anos do descobrimento do Brasil.
Em Portugal, por sua vez, a primeira emissão do selo personalizado ocorreu alguns anos depois, mais precisamente em 09/10/2007, no Dia Mundial do Selo.
Cabe lembar que no Brasil este tipo de selo está disponível em dois formatos:
– Selo Personalizado – Sem Vinheta: a imagem privada aplicada diretamente sobre a folha base de selos, impressa pela Casa da Moeda do Brasil, com as legendas que caracterizam os selos postais emitidos pelos Correios.
– Selo Personalizado – Com Vinheta: conjunto de selo postal com vinheta destinada à aplicação da imagem do cliente, cuja folha base é impressa na Casa da Moeda do Brasil, com as legendas que caracterizam os selos postais emitidos pelos Correios.