Os selos postais sendo utilizados como fontes de pesquisa, cultura, entretenimento e integração social. Esse é o objetivo das oficinas filatélicas desenvolvidas com alunos do Ensino Fundamental I de sete escolas da rede municipal de ensino de Natal, onde eles aprendem a montar a primeira coleção de selos.
As oficinas fazem parte do Projeto Correios nas Escolas, que começou em agosto e se estenderá até o final do mês de setembro. Por meio dos selos, os estudantes recebem conhecimento sobre História, Ciências, Geografia, Artes e muito mais. Durante os encontros, os estudantes assistem uma palestra sobre a história dos Correios e dos selos postais e em seguida participam da oficina filatélica.
Para montar a coleção, as crianças definem um tema e escolhem os selos que desejam utilizar. Elas também criam um título para a coleção e resumem, em poucas linhas, o significado e a importância de cada selo selecionado, com base nos conteúdos aprendidos em sala de aula.
Entre os temas abordados nos trabalhos dos estudantes estão a fauna e a flora, o folclore, os esportes, as cidades brasileiras e as personalidades históricas. Heitor, 10 anos, aluno do 4º ano, selecionou selos que tratavam sobre meio ambiente. “São coisas importantes para o planeta. Por isso escolhi o selo que da reciclagem do lixo e outros selos com animais, pois é preciso proteger a natureza”, explicou.
Cerca de 400 estudantes na faixa etária dos 8 aos 11 anos já foram beneficiados com o projeto Correios nas Escolas nesta edição. A iniciativa é coordenada pela Gerência de Vendas de Natal em parceria com a Agência Filatélica e a Ascom/RN.
(FONTE: http://blog.correios.com.br/filatelia/?p=17396, publicado em 19 de setembro de 2016)