A Guerra das Rosas ou Guerra das Duas Rosas foi uma série de lutas dinásticas pelo trono da Inglaterra, ocorridas ao longo de trinta anos (entre 1455 e 1485) de forma intermitente, durante os reinados de Henrique VI, Eduardo IV e Ricardo III. Em campos opostos encontravam-se as casas de Iorque (ou York) e de Lencastre (ou Lancaster), ambas originárias da dinastia Plantageneta e descendentes de Eduardo III, rei da Inglaterra entre 1327 e 1377.
Destacaram-se, no curso desta guerra, as seguintes batalhas:

A Primeira Batalha de St. Albans foi a que deu começo à Guerra das Rosas. O combate teve lugar a 22 de maio de 1455, na povoação de San Albano. Ricardo, Duque de York e o seu aliado Ricardo Neville, Conde de Warwick, derrotaram as tropas da casa de Lencastre, comandadas por Edmundo Beaufort, duque de Somerset, que viria a perecer na batalha.

A Batalha de Northampton ocorre em junho de 1460. Trata-se de uma luta sangrenta com vitória para a Casa York, que assume a coroa. A rainha via para o País de Gales, onde remonta o exército.

A Batalha de Wakefield foi uma batalha da Guerra das Rosas travada em Sandal Magna, próximo a Wakefield, em West Yorkshire, ocorrida em 30 de dezembro de 1460. Essa cidade viu o confronto dos exércitos de Ricardo, 3.° Duque de Iorque, com o da rainha Margarida de Anjou. O duque de Iorque e o seu filho Edmundo, conde de Rutland, foram mortos nessa batalha.

A batalha de Towton teve lugar durante a guerra das Rosas, a 29 de março de 1461, a sudoeste de Iorque, entre os vilarejos de Towton e Saxton. É a maior e mais sangrenta batalha a ter tido lugar em solo inglês e o dia mais sangrento de toda a história da Inglaterra. Segundo as crónicas medievais, mais de 50 000 soldados das casa de Iorque e de Lencastre combateram nesse domingo de ramos, durante várias horas e em condições meteorológicas deploráveis.

A Batalha de Edgecote Moor foi um episódio da Guerra das Rosas ocorrido em 26 de julho de 1469, após oito anos do reinado de Edward IV e é marcada pela preocupação do rei com as alianças realizadas por Warwick. Derrotado, Edward IV assiste o retorno de Henrique VI ao trono.

A batalha de Barnet, ocorrida em 14 de abril de 1471, foi decisiva na guerra das Rosas. Teve lugar perto da cidade de Barnet, 15 km a norte de Londres, Inglaterra.

A Batalha de Tewkesbury, que ocorreu em 4 de maio de 1471, foi outra batalha decisiva no curso da Guerra das Rosas. As forças leais à Casa de Lancaster foram completamente derrotadas pelas forças da rival da Casa de York sob o comando de seu monarca, o Rei Edward IV.

A Batalha de Bosworth Field (ou Batalha de Bosworth) foi a última (1485) e mais significativa batalha da Guerra das Rosas, a guerra civil entre a Casa de Lencastre e a Casa de Iorque.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui