Micologia é o ramo da Biologia responsável por estudar os fungos; termo de origem grega, onde mykes significa fungo, ou cogumelo e logos, estudo. Por sua vez os especialistas que estudam estes organismos são os micologistas, ou micólogos. Cabe lembrar que cada país tem as suas próprias espécies endêmicas, e a filatelia tem sido, ao longo dos tempos, um meio privilegiado para apresentá-los e divulgá-los. É o que acontece com os Correios da Sérvia, que contaram com a valiosa colaboração do Museu de História Natural de Belgrado, por meio da sua coleção de cogumelos, para a produção da emissão filatélica que ilustra nossa postagem de hoje.

Esta nova série composta de quatro selos, emitida no último dia 07 de março, com tiragem de 25000 exemplares, constitui-se num trabalho artístico de autoria de Miroslav Nikolic, que contou com a colaboração do Dr. Boris Ivancevic, um dos integrantes do corpo técnico do Museu de História Natural de Belgrado. As espécies retratados nos selos da série, são:
✅ a “Psilocybe serbica“, descoberta pelo micologista austríaco Meinhard Moser, na Montanha de Tara, em 1963;
✅ a “Tuber petrophilum“, descoberta por Miroljub Milenkovic, em 2004;
✅ a “Coprinopsis picacea“, descoberta na França no século XVIII, trata-se da espécie que ilustra o emblema da Sociedade Sérvia de Micologistas;
✅ e a “Octospora pannosa“, descoberta por Dragisa Savic, na Montanha Fruska Gora, em 2018, ao mesmo tempo que era encontrada a mesma espécie na Alemanha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui