O movimento mundial Setembro Amarelo busca conscientizar a população global sobre a assustadora realidade do suicídio e mostrar que existe prevenção em mais de 90% dos casos. O suicídio é considerado um grave problema de saúde pública e mata um brasileiro a cada 45 minutos e uma pessoa a cada 40 segundos em todo o mundo.

Apesar de números tão alarmantes, o assunto ainda é tratado como um grande tabu. Evita-se, em regra geral, abordar o tema, o que só colabora para aumentar as duras estatísticas. As pessoas que tentam o suicídio PEDEM SOCORRO, mas, normalmente, não são compreendidas. Deixar de falar sobre o assunto só colabora para esse distanciamento social.

A Organização Mundial de Saúde (OMS – em inglês World Health Organization – WHO), agência especializada em saúde e subordinada a ONU, definiu a data de 10 de setembro como o Dia Internacional de Prevenção do Suicídio.

O movimento Setembro Amarelo, que está presente na web com informações em idioma nacional, é estimulado mundialmente pela Associação Internacional pela Prevenção do Suicídio (IASP), e consiste em iluminar ou sinalizar locais públicos com faixas ou símbolos amarelos.

(Carimbo Comemorativo)

No Brasil, uma das instituições que mais trabalham pela causa é o CVV (Centro de Valorização da Vida), entidade que atua gratuitamente na prevenção do suicídio há 53 anos e tem 70 pontos de apoio em todo o país. Segundo lemos em seu website:

“O CVV … realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email, chat e Skype 24 horas todos os dias.”

(Flâmula)

Como as pessoas podem participar do Setembro Amarelo? Iluminando ou identificando a fachada de sua casa ou do prédio onde mora, usando fitas ou panos amarelos em carros, motos e bicicletas, vestindo camisetas amarelas, compartilhando e divulgando na internet e redes sociais.

O Portal do Filatelista Temático também participa desta campanha!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui