1) O que é o Natal?
O Natal (Christmas) é uma data comemorativa que simboliza o nascimento de Jesus Cristo. Esta celebração acontece há mais de 1.600 anos no dia 25 de dezembro.
Natal se refere a nascimento ou ao local onde alguma pessoa nasceu. Por exemplo, a expressão “cidade natal” indica a cidade onde um determinado indivíduo nasceu. A palavra “natal” significa “do nascimento”.
2) Origem do Natal
Natal (com inicial maiúscula) é o nome da festa religiosa cristã que celebra o nascimento de Jesus Cristo, a figura central do Cristianismo.

O dia de Natal, 25 de dezembro, foi estipulado pela Igreja Católica no ano de 350 (século IV) através do Papa Júlio I, sendo mais tarde oficializado como feriado.
A Bíblia não diz nada sobre o dia exato em que Jesus nasceu e por isso a comemoração do Natal não fazia parte das tradições cristãs no início. O Natal começou a ser celebrado para substituir a festa pagã da Saturnália, que por tradição acontecia entre 17 e 25 de dezembro. A comemoração do Natal em substituição dessa celebração foi uma tentativa de facilitar a aceitação do cristianismo entre os pagãos.
Apesar disso, alguns estudiosos afirmam que Jesus terá nascido em abril, e que a data foi instituída pela Imperador Romano Constantino para agradar os cristãos.

3) Significado dos Símbolos de Natal
As comemorações de Natal incluem a presença de diversos símbolos tradicionais como a ceia de Natal, árvore de Natal, o Papai Noel, as músicas, a troca de presentes, o presépio, a iluminação e outras decorações natalinas.
3.1) Árvore de Natal
A árvore de Natal é um dos símbolos mais populares, e normalmente é um pinheiro. Há muitas versões sobre a associação desta árvore ao Natal.
Uma delas é que o formato triangular do pinheiro representaria a Santíssima Trindade.
Como parte da tradição, enfeita-se a árvore com bolas coloridas e …
… outros adornos natalinos, tais como o sino de Natal. Este costume de enfeitar as árvores natalinas surgiu em 1539, em Estrasburgo. Na América Latina, apenas no século XX teve início essa tradição.

Atualmente, as árvores são naturais ou artificiais, sendo que estas últimas encontram-se à venda em cores variadas.
3.2) Papai Noel
Inspirado na figura de São Nicolau, um bispo turco do século III, …
… o Papai Noel é responsável por trazer os presentes das crianças no Natal, segundo a tradição.

Esta personagem natalina é representada por um homem velhinho, …
… com ar de bonzinho, gordo, com longa barba e que traja uma roupa vermelha com detalhes brancos.

3.3) Estrela de Natal
Simboliza a estrela que guiou os Três Reis Magos até o local do nascimento de Jesus, segundo o relato do Evangelho de Mateus, na Bíblia.
3.4) Presentes de Natal

Os magos deram presentes para Jesus e o bispo Nicolau (que originou Papai Noel) era conhecido por dar presentes.
Trocar presentes é uma das tradições de natal mais antigas.
3.5) Velas de Natal
Tanto as velas como as outras iluminações de Natal simbolizam Jesus, que segundo a Bíblia, é “a luz do mundo”.

3.6) Presépio
Na língua portuguesa, presépio designa o local onde se recolhe o gado ou o estábulo.
Entretanto, ele também é uma referência cristã a vinda do Messias, uma representação, que remete ao local exato do nascimento de Jesus em Belém, na companhia de São José e da Virgem Maria.
3.7) Guirlandas
A guirlanda é uma espécie de ornamento feito de flores, frutas e/ou ramagens entrelaçadas, especialmente usadas na época do Natal para decorar as portas das casas.

3.8) Ceia de Natal
A Ceia de Natal é o momento onde ocorre a reunião das famílias e envolve muitas tradições populares.
Normalmente é servido o peru, que é o prato mais tradicional das ceias natalícias, acompanhado de rabanadas.
3.9) Músicas de Natal
Canções tais como “Noite feliz”, “Jingle Bells” e “We wish you a Merry Christmas” são verdadeiros sinônimos de Natal. Estas melodias nos trazem o clima natalino.