A emissão filatélica que ilustra esta postagem retrata o queijo e a característica “caquelon”, a panela especial usada para preparar o fondue. A origem desta delícia culinária se deu na Suíça, no século XVIII, como uma maneira de usar queijos maturados e pães para alimentar famílias que tinham acesso limitado a alimentos frescos durante o inverno rigoroso. Afinal de contas o queijo e o pão envelheciam e se tornavam duros e difíceis de comer. Os moradores locais descobriram que aquecendo o queijo com vinhos, alho e ervas finas poderiam mergulhar o pão velho que assim amolecia facilmente em meio a mistura do saboroso queijo. Esta forma de cozinhar e comer junto de um fogo acolhedor se tornou uma tradição no frio inverno suíço.

(Envelope de Primeiro Dia – FDC)

A palavra fondue, cabe consignar, provém do vocábulo francês “fondre“, que significa derreter e desde então tem sido usada para referenciar muitas variedades desta gostosura, tais como os de: queijo, carnes, frango, frutos do mar, frutas e até mesmo chocolate. É isto que vemos nesta emissão composta de dois selos. A mini folha, a seu turno, nos apresenta os ingredientes necessários para um bom fondue, escrita nos quatro idiomas nacionais.

Os Correios da Suíça lançaram estes selos no dia 15 de novembro último. Trata-se de um trabalho artístico de autoria de Francisco Rojas, de Berna. A impressão, por sua vez, ficou a cargo de Joh. Enschedé Security Print, da Holanda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui