Natureza como artista – esse é o conceito por trás dos novos selos definitivos (autoadesivos) emitidos pelos Correios da Suíça e válidos a partir de 1.º de janeiro último. Alguns padrões criados pela natureza têm um apelo quase mágico, como a superfície cintilante da água fotografada na área de Ausliker Ried, no Lago Pfäffikon, no Cantão de Zurique. As estrias finas e delicadas no design do “Óleo de planta” provêm de vegetais de áreas alagadas, como a hortelã d’água, cujas células contêm óleos essenciais. O óleo flutuante da planta é decomposto por bactérias, mudando de tons de azul e roxo para vermelho e laranja. O jogo de cores é especialmente belo após a chuva, quando padrões coloridos em arco-íris, moldados por correntes e vento, são formados. Mas esta não é uma obra de arte duradoura: à medida que as bactérias continuam a decompor, a película de óleo afunda para o fundo da água. A imagem no selo, por exemplo, desapareceu apenas dois dias após a foto ser tirada.
As inúmeras belezas naturais da Suíça que merecem admiração e proteção muitas vezes estão escondidas nos detalhes, por exemplo, no solo da floresta. Caso você se ajoelhar e observar de perto o musgo, por exemplo, encontrará uma surpresa: uma pequena floresta densa – outro bosque de conto de fadas dentro da floresta. O que mais você pode ver? As microfotos exibidas postalmente nos convidam a abraçar novas perspectivas, a ficar curiosos e descobrir o desconhecido no conhecido – em uma asa de borboleta, por exemplo, ou em uma bola de gelo em um riacho. Portanto se você dedicar tempo para observar a natureza com um olhar atento, será recompensado com muitas obras de arte maravilhosas.
Esclarecida a perspectiva destes novos selos que reproduzem fotos Thomas Ruf e Martin Stünzi vejamos, um por um, que os mesmos retratam:

✅ gelo (valor de 1,00 franco, esferas de gelo no riacho, Muttenz, Cantão de Basileia-Campina),

✅ borboleta (1,20 – novamente Muttenz),

✅ infrutescência (1,40, dentes-de-leão, Visperterminen, Valais),

✅ teia de aranha (1,70, pântano de Uetzikon em Hombrechtikon, Zurique),

✅ musgo (1,90, Muttenz),

✅ mármore (2,00, garganta de Massa, Valais),

✅ óleo vegetal (2,50, menta d’água, pântano de Auslikon no lago de Pfäffikon, Zurique),

✅ casca de árvore (3,10 – Niederuster, Zurique),

✅ areia (4,30, garganta do Reno, Versam, Grisões).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui