Assim como os Estados Unidos, cuja emissão referenciamos em notícia anteriormente publicada aqui no blog, o Swiss Post escolheu a astronomia como tema, neste início de 2025. Intitulada “Nosso Sistema Solar” e lançada em 06 de março a novidade é composta por dez selos autoadesivos, representando os principais corpos celestes do sistema. Eis os detalhes:

✅ Lua (valor facial de 0,05 francos),
✅ Mercúrio (0,10),
✅ Marte (0,20),
✅ Vênus (1,00),
✅ Terra (1,20),
✅ Netuno (1,40),
✅ Urano (1,70),
✅ Saturno (1,90),
✅ Júpiter (2,00) e
✅ Sol (2,50).
Os novos selos foram organizados em ordem crescente de tamanho: da Lua, que tem 3.474 km de diâmetro e é 400 vezes menor que o Sol, até o próprio Sol, cujo diâmetro chega a 1,4 milhão de quilômetros.
Os designs desta novidade, desenvolvida em colaboração com o Departamento de Astronomia da Universidade de Genebra e a Universidade de Berna, como podemos ver, incluem os oito planetas, o Sol e a Lua. Os selos interplanetários estão disponíveis individualmente ou em um conjunto com todos os dez designs reunidos em uma folha especial de quase um metro de largura. Foram impressas apenas 12.742 folhas. Mas por que exatamente esse número? Ele corresponde ao diâmetro médio da Terra em quilômetros. Outras curiosidades científicas sobre esses fascinantes corpos celestes podem ser encontradas no verso da folha especial. Aqui estão algumas antecipadamente: um ano em Mercúrio dura 88 dias terrestres, enquanto um dia em Vênus é mais longo que um ano.