No centro da ilha de Djerba, no sul da Tunísia, está situada a Sinagoga de El Ghriba (em hebraico: בית הכנסת אלגריבה; em árabe: كنست الغريبة), uma das mais antigas do mundo. A mesma foi construída em 586 a.C. e é um local de intensa peregrinação, por ocasião da festa judaica do Lag Baômer, que ocorre anualmente.
Este templo, cabe lembrar, é um dos principais marcos identitários dos judeus de Djerba, bem como, uma das últimas comunidades judias que sobrevivem no mundo árabe.

O Tunisian Post lançou no último dia 15 de maio, o selo que ilustra a chamada da presente postagem, sua primeira experiência em matéria realidade aumentada, para imortaliza postalmente esta sinagoga.
A autoridade postal quis basicamente, com a presente emissão, algo bem interessante, ou seja, combinar tecnologia com tolerância, abertura e diálogo em matéria religiosa.
Assim, com a compra deste selo, que tem valor facial de 1,5 dinares e através da aplicação “Tunisia Stamps”, que pode ser baixada na Google Play, o filatelista ou apreciador poderá visualizar um conteúdo digital exclusivo que se esconde atrás de cada dos novos selos. Para tanto basta passar a câmera do seu smartphone pelo selo em questão.
Esta nova emissão que entra na era digital não é a primeira experiência do mundo, pois a realidade aumentada já foi utilizada por muitas outras administrações postais.
Aqui no Blog, por exemplo, já referenciamos a experiência espanhola de realidade aumentada, que sugerimos a (re)leitura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui