A séria Turca, composta de dois selos, que integra a série Europa de 2022, versa sobre o épico de Köroğlu.
Em turco, köroğlu significa “o filho dos cegos” e se refere a um famoso trovador cuja reputação se espalhou por todo o Cáucaso, assim como pela Pérsia e Ásia Central. Segundo a tradição popular, a canção épica também chamado Kioroglu, provavelmente datam do século XVI, o herói aparece como um equivalente de Robin Hood da literatura Inglês.
Como uma lenda comum a várias culturas diferentes, existe muitas variações consoante as diferentes idiomas. No entanto, o tema comum a todas as versões é o do herói defendendo seu clã ou tribo contra ameaças externas. Em muitas dessas versões, Köroğlu recebe seu nome em função da cegueira de seu pai (Ürüşan baba), que havia perdido injustamente os olhos a mando do governante local, um ato pelo qual ele busca vingança e que inicia toda uma série de aventuras. Ele é descrito como bandido e poeta. Oposto aos ricos, resistente à autoridade, ele ajuda os pobres.
Por causa de sua popularidade e dessa atitude heróica clássica, não foi possível aos historiadores identificá-lo com qualquer personagem que realmente viveu. Sua figura lendária, entretanto, encontrou-se encarnado, até certo ponto, o século XX, na pessoa de Çakırcalı Mehmet Efe (1872-1912), mais conhecido como o Çakici.
Na imagem dos selos, emitido em 09 de maio último, Koroglu foi expresso em um cavalo cinza desenfreado abrindo suas asas no desejo de vingar seu pai. Enquanto o motivo do ‘chifre de carneiro’ simboliza o heroísmo de Köroglu, o ‘motivo do olho’ na conta do mau-olhado lembra o pai de Köroglu, que perdeu o olho. Esses motivos, que também são bordados em tecelagens e miçangas, refletem a Estética da Anatólia.