A autoridade postal da Ucrânia lançou o selo postal, como podemos ver na imagem destacada, com um soldado mostrando o dedo do meio ao navio de guerra “Moskva”, principal da frota russa, que afundou no último dia 14 de abril.
A imagem foi escolhida por usuários de redes sociais. O selo havia sido anunciado no mês passado, consoante consta de outra postagem que publicamos aqui no Blog, mas só entrou em circulação no dia 12 de abril – com uma tiragem de um milhão de unidades lançadas, de acordo com o correio ucraniano, “Ukrposhta“.

A emissão é uma homenagem ao soldado ucraniano Roman Grybov, que participou da cerimônia de lançamento. No primeiro dia da invasão russa ao país, Grybov, que estava em serviço na Ilha da Cobra, no Mar Negro, com outros soldados, xingou militares russos a bordo do “Moskva”, que se aproximava do local.
Os soldados da Rússia ordenaram aos ucranianos que se rendessem, e os militares da Ucrânia responderam com o xingamento. O navio russo, então, bombardeou a ilha.
Inicialmente, a informação era de que todos os ucranianos envolvidos no incidente haviam morrido. Mais tarde, o presidente ucramiano, Volodymyr Zelensky, esclareceu que alguns dos soldados haviam sido, na verdade, capturados pelas forças russas. Depois, foram libertados em uma troca de prisioneiros – Grybov entre eles. O soldado recebeu uma medalha.
O correio ucraniano afirmou que a resposta dos soldados:
“tornou-se um símbolo de coragem e espírito indomável do povo ucraniano na luta contra a Rússia”.
Igor Smelyansky, diretor-geral da Ukrposhta, considerou ainda que:
“Estou certo de que os ucranianos e os nossos amigos de fora terão todo o prazer em receber cartas com este selo postal. E hoje lembramos mais uma vez aos invasores que eles devem sair imediatamente de nossa terra e seguir seu navio”.
ET.: Esta emissão postal repercutiu inclusive nas redes de televisão, como podemos ver no seguinte vídeo produzido pela DW News.
(Postagem atualizada em: 07/VII/2023)