O bloco comemorativo “Arte vs. Guerra de James Colomina”, lançado pelo Ukrposhta, autoridade postal da Ucrânia, para marcar o 11.º aniversário do conflito, já que em 20 de fevereiro de 2014, as tropas russas invadiram a Crimeia. A emissão, no entanto, ocorreu no dia 24 de fevereiro para também lembrar o terceiro aniversário da guerra em grande escala, iniciada em 24 de fevereiro de 2022.
A tiragem de 109.600 exemplares simboliza os 1.096 dias de resistência ucraniana desde o início da invasão total russa. Depois da homenagem a Banksy em 2024, agora a Ucrânia celebra o trabalho do artista francês James Colomina, um artista de rua, conhecido por suas esculturas vermelhas vibrantes que abordam questões sociais e políticas. Nascido em Toulouse, Colomina ganhou destaque por instalar clandestinamente suas obras em espaços públicos ao redor do mundo, buscando provocar reflexão e diálogo. Suas criações frequentemente retratam figuras humanas, especialmente crianças, simbolizando inocência e vulnerabilidade diante das complexidades do mundo adulto. A cor vermelha, assinatura visual do artista, representa tanto paixão quanto urgência nas questões que aborda.
O mesmo criou cinco instalações em Kiev, das quais três foram transformadas em selos de tarifa “M”, cada um no valor de 40,00 grívnias. As obras representadas são:
✅ “A menina no balanço”
✅ “A pomba”
✅ “O mensageiro”.

A adaptação postal foi realizada pelo designer Konstantin Lapushen.
















