No último 14 de março, o Ukrposhta emitiu mais um selo da série ‘Cidades dos Heróis’, desta vez em homenagem a Mariupol, símbolo da resistência ucraniana na guerra contra a Rússia. Segundo comunicado da operadora postal emitente, trata-se de:
“uma homenagem à memória daqueles que defenderam desinteressadamente a cidade dos ocupantes e às dezenas de milhares de residentes que foram vítimas dos crimes mais brutais cometidos pelos russos.”
O selo apresenta uma característica singular: é coberto por partículas de aço produzidas na Azovstal, a imponente usina siderúrgica que, desde o início da guerra, tornou-se um símbolo da resistência ucraniana. A Azovstal serviu de refúgio para combatentes e civis e foi um dos últimos redutos a cair perante as forças inimigas.

Mariupol (Маріу́поль/Марію́піль) – é uma cidade portuária localizada na costa norte do Mar de Azov, na foz do rio Kalmius, na região de Pryazovia, leste da Ucrânia. Fundada por cossacos no século XVIII, sempre foi estratégica para a economia regional, sendo um dos principais portos ucranianos. Antes da invasão russa e de sua captura pelo exército invasor, era a décima maior cidade do país e a segunda maior do Oblast de Donetsk, com população estimada em 425.681 habitantes, conforme dados de janeiro de 2022. Após a tomada da cidade, as autoridades ucranianas estimaram que, em maio de 2022, restavam menos de 100.000 moradores.
Durante a primavera de 2022, Mariupol foi brutalmente atacada com investidas pelo mar, terra e ar. De forma heroica foram defendidos tanto os bairros residenciais quanto o setor industrial, especialmente o complexo da Azovstal, que se transformou em abrigo para milhares de civis.
A comunidade internacional ficou marcada por episódios de extrema violência, como o bombardeio ao hospital pediátrico, e, pelo ataque ao teatro, em 16 de março.
Esse teatro aparece nesta homenagem postal, ilustrado antes e depois dos bombardeios. O selo pertence à categoria “M”, com valor facial de 40,00 grívnias, criado pelo artista Oleg Shuplyak, sendo emitido em folhas de quatro unidades no arranjo tête-bêche (em pares invertidos). Há também uma edição especial com a letra “W” (valor equivalente a 1,50 dólares americanos), apresentada em blocos de dois, com distribuição limitada.