A União Postal para o Mediterrâneo é uma instituição multinacional criada em Roma, em 15 de março de 2011, por quatorze (14) Operadores Postais da Região Mediterrânica, sob a égide da União Postal Universal (UPU), e que conta atualmente com vinte (20) membros da região:
árabe (Egito, Jordânia, Líbano, Líbia, Mauritânia, Marrocos, Palestina, Síria e Tunísia) e
europeia (Croácia, Chipre, França, Grécia, Itália, Malta, Mônaco, Portugal, Eslovênia, Espanha e Turquia).

Os principais objetivos da entidade são a partilha de recursos e conhecimentos, a melhoria das comunicações entre as instituições postais participantes, bem como, a parceria tecnológica e logística, para o desenvolvimento comercial entre os membros. Anualmente a entidade escolhe um tema comum para emissões filatélicas daquele período, que é sempre relacionado sempre com a zona mediterrânica, de forma que levem em conta os elementos tradicionais ou peculiares de cada país tendo por trás o Mar Mediterrâneo que os une, sempre com intuito de divulgar várias formas de arquitetura, profissões, dentre outras áreas da vida em geral. O tema comum da emissão de 2018 da Euromed Postal é: “Casas Mediterrâneas. Vejamos algumas destas emissões que vieram a lume sobre a temática:

Chipre: representa uma construção tradicional da cidade antiga de Nicósia. Trata-se de um selo emitido no dia 09 de julho, com trabalho do design postal Panayiota Epifaniou. A impressão ficou a cargo de Veridos Matsoukis S.A., da Grécia, com tiragem de 190.000 exemplares e valor facial de 0,64 centavos de Euro.

Croácia: a emissão representa a fachada de uma casa antiga que mescla pedras e madeira, da região Adriática da Croácia e da área mais ampla do Mediterrâneo. O primeiro dia de emissão deu-se em 10 de julho, e é fruto do trabalho artístico é de Natasa Odak, de Zagreb.

Eslovênia: emitido em 09 de julho este selo, com design de Andraz Jenkole, que representa uma casa típica do centro de Divaca, a casa de Skratelj, um bonito exemplar da arquitetura tradicional Karst.  O selo tem valor facial de 1,26 euros .

Espanha: a emissão retrata a arquitetura rural de uma vila de origem árabe que remonta-se ao século XVI, de Possessió de Raixa, localizada em Maiorca. Esta construção foi restaurada nos séculos XVIII e XIX, e hoje em dia é um edifício público, Centro de Interpretação para os visitantes de Raixa – Serra de Tramuntana. O primeiro dia de circulação deu-se em 5 de julho.

França: foi escolhida a região de Camarga e a arquitetura das suas casas típicas, para mostrar uma imagem campestre do Mediterrâneo e desta região francesa. O selo foi lançado em 09 de julho, sendo fruto do trabalho artístico de Isy Ochoa e grafismo de Mathilde Laurent. A emissão representa muito bem as casas agrícolas feita com materiais locais. É Saintes-Maries-de-la-Mer, tendo o selo valor facial de 1,30 euros.

Grécia: uma bela série dedicada relacionada a Euromed-2018

Malta: Selos com fotografias de David P. Attard e que mostram fachadas de edifícios mediterrâneos de duas épocas distintas, merecendo destaque as portas e janelas de construção bastante robustas.

Tunísia: bloco emitido em 09 de julho

Turquia: emitido em 09 de Julho.

Portugal: emitidos em 09 de julho os selos retratam casas típicas e arquitetura tradicional das regiões de Alentejo e de Algarve. É um trabalho artístico de Luís Taklim/Anyforms Design, com impressão de Cartor Security Printing (França).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui