A União Postal Universal (UPU) divulgou recentemente o “Integrated Index for Postal Development” (2IPD), importante documento, datado de março de 2017, que em suas 12 folhas, apresenta o panorama geral sobre o desenvolvimento postal a nível mundial. Suas conclusões tem por base dados recolhidos pela organização internacional, em 2106, considerando 170 países. Serviram de dados para as conclusões, que agora vem a público, a verificação de 3 trilhões de registros de rastreamento, bem como, estatísticas oficiais.

Da análise do mesmo podemos ter uma visão geral do desenvolvimento postal em todo o mundo. A publicação alerta para a manutenção, e até aumento, das diferenças entre regiões do globo no desenvolvimento postal, o que ameaça a relevância da infraestrutura postal mundial como um todo.
Numa análise rápida do 2IPD cabe sublinhar o destaque para o desempenho da Suíça, França, Japão, Holanda, Alemanha e Grã-Bretanha, que oferecem aos consumidores de seus países excelente qualidade de serviço postais e conetividade global.

Na outra ponta da tabela, destacando-se pela total falta de qualidade nos serviços, estão: São Tomé e Príncipe, seguido pela Libéria.

Quanto ao Brasil, dentro do universo dos 170 países analisados, a ECT ficou em 46º lugar. Uma triste posição considerando que a empresa nacional outrora já viveu melhores momentos. Nossos correios só melhoram relativamente se comparado com os seus pares da América Latina e Caribe, nesta região, cabe sublinhar, fica em primeiro lugar.

O documento, que  encontra-se em inglês, é parte integrante desta postagem e pode ser lido na sequencia.

2 COMENTÁRIOS

  1. Há anos ouço falar excelências dos Correios do BR. Sem encontrar um ranking a respeito. Continuei duvidando de que possuíssemos um dos melhores correios do mundo. Lido com os Correios há mais de 10 anos e durante esse tempo só tive certeza de duas coisas: aumento no preço dos serviços e 1 greve (pelo menos) por ano. Perda, extravio, atrasos absurdos, e toda sorte enganação praticada por carteiros é o que tenho visto a casa ano. Enfim, vejo aqui que a ECT é uma empresa bem diferente do que alardeia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui