1150 anos se passaram desde que o antigo idioma eslavo foi reconhecido como a quarta língua litúrgica ao lado do hebraico, grego e latim pela igreja católica.

No próximo dia 03 de maio, o correio do Vaticano programou a emissão de um bloco (uma emissão conjunta com a República da Eslováquia), que apresenta trabalho artístico de Frantisek Horniak, feito com a técnica de entalhe do gravador Dušan Kállay, baseado em um desenho de František Horniak; que retrata o momento em que os Santos Cirilo e Metódio chegaram a Roma, acolhidos pelo Papa Adriano II, com as relíquias de São Clemente e os textos dos quatro Evangelhos traduzidos.

A imagem da emissão foi inspirada pelos mosaicos preservados na abside da Basílica dedicada a Santa Maria Maggiore, em Roma e no Código zografense (do monastério Zographos no Monte Athos, onde ele foi encontrado), uma joia da literatura eslava do século X. O texto reproduzido no selo é uma transposição para o eslavo dos quatro versos iniciais do primeiro capítulo do Evangelho de Marcos. A emissão, com impressão em talhe-docetem e valor facial de € 5,95 (primeiro porte registrado direcionado para a Europa e o Mediterrâneo), conta com uma tiragem de oitenta mil exemplares.