Congregação da Missão é uma sociedade de vida apostólica masculina católica fundada em Paris, no dia 17 de abril de 1625, por São Vicente de Paulo (1581–1660). É composta por padres seculares e leigos consagrados (irmãos), que vivem e trabalham em comunidade e fazem os votos de estabilidade, pobreza, castidade e obediência.

(Carimbo Comemorativo)

Para marcar postalmente os 400 anos desta Congregação a autoridade postal do Vaticano, através da Direção de Telecomunicações e Sistemas Informáticos, lançou no dia 27 de fevereiro, a emissão que hoje comentamos.
São Vicente de Paulo, explica entidade postal emitente:

“não olhava apenas para um Cristo qualquer, mas para o ‘Cristo evangelizador dos pobres’, que faz resplandecer sua palavra nos locais de abandono, nos rostos que o mundo esqueceu”.

Essa espiritualidade

“tem raízes em princípios que falam diretamente ao coração: a caridade que acolhe, a humildade que se coloca a serviço, a disponibilidade que se torna um dom de si mesmo e, acima de tudo, o amor pelos pobres, visto não apenas como um ato de justiça, mas como um serviço prestado ao próprio Cristo”.

Atualmente, os religiosos que fazem parte dessa congregação, somando cerca de 3500 membros, atuam em missões nos lugares mais remotos e desfavorecidos, oferecendo educação, assistência social e projetos de apoio para famílias em dificuldade.
Com valor facial 1,30 euro e tiragem de 32.000 exemplares, podemos ver na vinheta deste novidade filatélica o rosto de São Vicente de Paulo e o logotipo criado para a ocasião (que representa o carisma vicentino, simbolizado por um coração ardente e uma chama).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui