O Serviço de Correios e Filatelia do Vaticano emitiu, em 16 de maio último, um selo postal reproduzindo uma foto do Papa Francisco segurando a bandeira ucraniana.
Esta iniciativa insere-se na ação do PostEurop, que este ano, conforme já abordamos aqui no Blog, pretende promover a paz e ser solidário com a Ucrânia.
O flagrante, reproduzido nesta emissão, reporta ao final da audiência geral ocorrida em 06 de abril de 2022, quase 2 meses após o início da invasão russa à Ucrânia, onde o Papa Francisco desfraldou uma bandeira amarela e azul que lhe foi enviada de Butcha, cidade ucraniana, situada no Oblast de Kiev.
Durante o mês de março daquele ano, a referida cidade foi ocupada pelo exército russo. O Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (OHCHR) estimou que entre 73 e 178 civis foram mortos na operação bélica.
Segundo disse o Sumo Pontífice:

“Esta bandeira vem da guerra, desta cidade martirizada, Butcha.”

O mesmo acrescentou, diante de centenas de fiéis reunidos na Sala Paulo VI do Vaticano, que:

“crueldades cada vez mais atrozes. São vítimas cujo sangue inocente clama ao Céu e implora: acabe com esta guerra!”

A foto do Papa com esta bandeira suja deu o tom. É ela quem foi escolhida pelo Vatican Post para ilustrar a solidariedade do pontífice argentino com a “Ucrânia martirizada”, expressão que ele usa quase todas as semanas desde o início do conflito. No novo selo, podemos ler a legenda: “Junto com os ucranianos, um povo nobre e mártir”.
Este selo, cabe consignar, foi lançado, como já explicamos, em nome de uma iniciativa da EUROPA, apoiada pela PostEurop, que representa 55 serviços postais do continente. Desde 1956, a entidade com sede em Bruxelas oferece a cada ano um tema que os operadores postais nacionais devem seguir (como fez Portugal, por exemplo). O tema para 2023, “PAZ: o maior valor da humanidade”, foi escolhido para “mostrar solidariedade com a Ucrânia” e promover a paz.

Devemos ainda acrescente, que o selo aqui destacado faz série com outro emitido na mesma oportunidade que representa o “Nó da Paz”, obra que, consoante, também, já afirmamos, venceu um concurso organizado pela PostEurop para o melhor logotipo que ilustra o tema de 2023.
Por último, cabe consignar, que foram emitidos 135.000 exemplares do selo do Papa Francisco e da bandeira da Ucrânia, com valor facial de dez centavos de euro. A do “Nó da Paz”, por sua vez, teve tiragem de 44.000 exemplares, com valor facial de 1,25 euros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui