Em 02 de novembro último, o Grupo Nexo entregou, a exemplo do ano anterior, num concorrido evento, realizado na cidade de Madrid, nas dependências da “Real Casa de la Moneda”, os prêmios aos ganhadores da quarta edição da NexoFil – melhores selos emitidos durante o ano de 2016.
Cabe registrar que esta importante e concorrida premiação é atribuída pela mais antiga e conceituada revista espanhola de filatelia e de numismática “El Eco”, que é publicada ininterruptamente há 73 anos.
O corpo de jurados deste prêmio é composto por indivíduos independentes, de mais de 20 países, todos envolvidos na área filatélica, desde peritos filatélicos, jurados, jornalistas, representantes de federações nacionais, como também, editores de catálogos.
O prêmio de melhor selo do mundo no ano de 2016 foi atribuído a emissão CROÁCIA: “EUROPA 2016. Think Green”, enquanto segundo lugar a FINLÂNDIA: “Ice Crystal”. Vejamos estas emissões:
![]() |
![]() |
No âmbito das Américas, o Correio Argentino, por sua vez, obteve, com a mesma emissão duas distinções internacionais neste certame. Os dois reconhecimentos vieram por intermédio do bloco “Declaración de la independencia argentina”, que foi ganhadora em duas categorias. O corpo de jurado outorgou a esta peça o terceiro lugar, como o “Mejor sello del Mundo 2016” e outro como o “Formato más original 2016”. A emissão argentina é realmente uma peça filatélica com características muito particulares. A mesma tem detalhes de baixo-relevo em bronze, enquanto aparecem os brasões nacionais e detalhes do Ato de Independência em tinta na cor prata.
Na sequência apresentamos a lista completas dos ganhadores por categoria: