O correio do Vietnã rechaçou, uma recente emissão de selos postais, por parte da China tendo por base: conteúdos violatórios da soberania vietnamita sobre o arquipélago de Truong Sa (Spratly).
Em um comunicado divulgado por ocasião da emissão, o Ministério Vietnamita de Informação e Comunicação informou que o Correio da China pois em circulação no dia 28 de outubro de 2016 uma série de selos postais, com imagens de cinco faróis construídos nos arrecifes de Chau Vien, Gac Ma, Subi, Chu Thap e Vanh Khan, cujas denominações internacionais são respectivamente Cuarteron, Johnson, Subi, Fiery Cross e Mischief, pertencentes a Truong Sa.
Segundo a nota, o Vietnã tem suficientes evidencias históricas e bases legais para afirmar sua soberania sobre os arquipélagos de Hoang Sa e Truong Sa.
O órgão estatal vietnamita declarou ainda que os selos chineses ferem o artigo 8.º da Convenção da União Postal Universal (UPU), bem como, instou o governo de Beijing a respeitar a verdade histórica e derrogar de imediato a referida série, FDC e outras publicações com imagens das ilhas no mencionado arquipélago do Vietnã. Também conclamou a China a não repetir ações similares.
(FONTE: postagem adaptada a partir de http://es.vietnamplus.vn/vietnam-refuta-sellos-de-china-con-imagenes-del-archipielago-vietnamita/68740.vnp, publicado em 14/12/2016)