Yuri Tsolakovich Oganessian (em russo: Юрий Цолакович Оганесян; em armênio: Յուրի Հովհաննիսյան; Rostov do Don, 14 de abril de 1933) é um importante físico nuclear russo. Ele e sua prestigiada equipe são responsáveis pela descoberta dos elementos mais pesados da tabela periódica de Mendeleiev.

Oganessian nasceu em Rostov do Don, tem ascendência armênia e é o líder científico do Instituto Central de Investigações Nucleares em Dubna.

Em 2009, cientistas nos Estados Unidos confirmaram a descoberta do elemento 114 – fleróvio – pela equipe liderada por Oganessian mais de uma década antes. É mundialmente reconhecido no campo de síntese e estudo de novos elementos químicos.
Em 8 de junho de 2016 a União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) anunciou que o elemento 118, que até então tinha o nome provisório de ununóctio, receberá o nome de Oganessônio (símbolo Og), em homenagem a Oganessian.

Sendo confirmado tal denominação, Oganessian será a segunda pessoa a ter a honraria de ser homenageado em vida com o nome de um elemento químico: o primeiro foi Glenn Seaborg (1912-1999), imortalizado com o nome dado ao elemento 104 – seabórgio, Sg – em 1997.

(Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Yuri_Oganessian)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui