Início Temática Hoje na história Em 2013 faleceu Margaret Thatcher

Em 2013 faleceu Margaret Thatcher

0

“Se meus críticos me vissem andando sobre as águas do rio
Tâmisa, diriam que é porque eu não sei nadar.”(Margaret Thatcher)

A dama de ferro como ficou conhecida, Margaret Thatcher, com sua personalidade marcante foi a primeira mulher a chegar ao cargo de primeira-ministra da Grã-Bretanha, batendo o recorde ao manter-se no poder por 11 anos.

Nascida em 13 de outubro de 1925 em Grantham, uma cidade localizada ao leste da Inglaterra, Margareth Hilda Roberts, a Baronesa Thatcher de Kesteven, foi casada com Denis Thatcher, um executivo da indústria do petróleo, por mais de 30 anos com o qual teve dois filhos, os gêmeos Carol e Mark.

Margareth assumiu o poder na Grã-Bretanha em uma época difícil.

O mundo inteiro acabava de se recuperar de uma crise petrolífera que afetou seriamente a economia de muitos países e ainda imperava no mundo Guerra Fria.

Além disso a Grã-Bretanha enfrentava uma grave inflação e elevadas taxas de juros que só faziam piorar a situação de desemprego e as manifestações crescente dos sindicalistas.

Foi no meio dessa confusão toda que a líder do Partido Conservador chegou ao poder de um dos países mais importantes do mundo em 1979, depois de se especializar em direito tributário na década de 50, …

… ser eleita para Câmara dos Comuns em 1959, tornar-se Secretária de Estado para Assuntos Sociais em 1961 e Ministra da Educação no governo de Edward Heath nos anos 70 a quem sucedeu na direção do Partido Conservador.

Margareth Thatcher, no poder, adotou um modelo de governo que seria o precursor do chamado, mais tarde, de neoliberalismo econômico e teve definida sua maneira de governar como autoritária sendo acusada depois de não levar em conta a situação dos desempregados durante seu governo.

De qualquer forma, Margareth Thatcher, após a Guerra das Malvinas (1982), foi reeleita sendo novamente nomeada Primeira Ministra da Grã-Bretanha em 1984 e permanecendo no poder até 1990 quando renunciou.

Ato que ocorreu pela soma de quatro motivações:
desgaste de sua imagem pública após 11 anos no poder,
perda de apoio político externo dos EUA quando da eleição de George Bush,
sua objeção à entrada do Reino Unido na Comunidade Europeia (atual União Europeia) que gerou oposição entre os conservadores, que a destituíram da liderança do partido e
os ataques terroristas do grupo IRA (Exército Republicano Irlandês) que atentavam contra sua vida.

Em 1998 visitou o ex-ditador chileno Augusto Pinochet, preso em Londres, a quem oferece sua solidariedade. Em 08 de abril de 2013, faleceu vítima de um acidente vascular cerebral aos 87 anos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

TRADUZIR »
Sair da versão mobile