Início Temática Emissões Postais Irlanda-2024: Dia de Santa Brígida e Festival Imbolc

Irlanda-2024: Dia de Santa Brígida e Festival Imbolc

0
168

O An Post, autoridade postal da Irlanda, emitiu no dia 1.º de fevereiro último, a série composta de dois selos, que aqui reproduzimos, para marcar a festa de Santa Brígida e o festival pagão de Imbolc, ambos celebrados nesta data.
Tanto a santa católica quanto a deusa pagã são associadas a colheitas frutíferas.
O selo dedicado a Santa Brígida (imagem destacada) com valor facial correspondente a tarifa a ‘N’ (€1,40), cobre o envio postal para toda a ilha da Irlanda. O mesmo apresenta a Cruz de Santa Brígida, reconhecendo a contínua relevância e influência desta santa, que liderou um grande mosteiro em Co. Kildare e tornou-se uma das três santas padroeiras da Irlanda (juntamente com São Patrício e São Columba). Diz-se que ela usou uma cruz feita de junco na conversão em leito de morte de um chefe pagão.

O selo com a tarifa referente a letra ‘W’ (€2,00), por sua vez, destina-se a postagem internacional. Imbolc ou Imbolg significa “na barriga” e celebra a deusa pagã Brigid, associada à criatividade, inspiração e cura. A vinheta da emissão apresenta um motivo de fogo simbolizando os poderes divinos, criativos e curativos de Brígida. Conhecida como uma deusa tripla na mitologia celta Tuatha Dé Danann, é uma das poucas figuras pagãs a persistir após a chegada do cristianismo à Irlanda. Cabe sublinhar que o festival de Imbolc celebra o dia da festa da deusa Brígida, espelhando o dia da festa cristã de Santa Brígida.

(Envelope de Primeiro Dia – FDC)

Os selos foram criados pela artista Yoko Akino, baseada em Louth, com design de Oonagh Young da Design HQ. A impressão ficou a cargo de Royal Joh. Enschedé.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

TRADUZIR »