Era 1.º de março de 1984 Åland estreou como operadora postal, propondo uma série de seis exemplares dedicados a esta conquistada.
Exatamente quarenta anos depois, foi emitido o bloco comemorativo, com tiragem de 20.000 exemplares, que ilustra nossas postagem de hoje, comemorando estas quatro décadas De autoria do ilustrador Tzenko Stoyanov, o mesmo é composto por dois selos de 6,00 euros cada. Tema, a comunicação sem limites, ilustrando uma viagem de sonho entre picotes e elementos postais. No dizer do artista:

“Eu quis dar ao bloco uma atmosfera atemporal e de conto de fadas, através de uma história levemente surreal onde o mar se torna espaço, os barcos, naves espaciais e os pássaros, cartas. Com esse motivo, quero mostrar que não há limites para a comunicação e que Åland, através do Correio, estende a mão para enviar amor e paz ao mundo e ao universo.”

Johanna Finne, responsável pelo design da emissão, por sua vez:

“História e tradição encontram futuro e inovação, mostrando a alegria de colecionar selos, enviar e receber correspondências”.

A abertura deste capítulo foi o resultado de um longo processo iniciado já na década de 1950. A virada aconteceu em 1979, quando os habitantes locais se dirigiram ao Ministério da Justiça, dizendo que produções específicas seriam um símbolo importante da autonomia. Em 1982, o presidente Mauno Koivisto aprovou a portaria, que logo se concretizou. De 1984 a 1992, os responsáveis foram os então Correios e Telecomunicações da Finlândia, enquanto os temas foram acordados em conjunto com o governo local. Em 1.º de janeiro de 1993, entrou em vigor uma nova lei que conferiu ao arquipélago o direito de instituir sua própria administração postal, o Åland Post.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui