O quinto selo da série de selos postais especiais “Viagem no tempo pela Alemanha“, produzido pelo Deutsche Post, aborda um dos meios de transporte mais conhecidos do mundo: a Schwebebahn de Wuppertal. A ideia da que hoje é a monotrilho mais antiga ainda em operação e, ao mesmo tempo, a ferrovia suspensa mais antiga ainda em funcionamento no mundo foi desenvolvida no fim do século XIX pelo empresário e engenheiro Eugen Langen (1833–1895), quando particularidades topográficas e as crescentes exigências do transporte de passageiros e de cargas tornaram necessário um meio de transporte de massa que fosse ao mesmo tempo moderno e economizador de espaço.
As obras para a construção da Schwebebahn duraram de 1898 a 1903. Alguns trechos, porém, puderam ser concluídos e colocados em operação antecipadamente — o primeiro foi o percurso de cerca de quatro quilômetros e meio entre as estações “Zoologischer Garten” e “Kluse”. Esse trecho foi liberado para o transporte regular de passageiros em 15 de fevereiro de 1901 e inaugurado oficialmente em 1º de março de 1901, data que desde então é considerada o dia de abertura da Schwebebahn de Wuppertal. Antes mesmo da inauguração oficial, ocorreu um evento especial: o Kaiser Guilherme II e sua esposa Auguste Viktoria fizeram um passeio de teste na Schwebebahn em 24 de outubro de 1900.
Durante a Segunda Guerra Mundial, muitas estações e longos trechos da linha foram destruídos. Ainda assim, um ano após o fim da guerra, a Schwebebahn voltou a operar. No verão de 1950, houve um incidente que entrou para os anais da Schwebebahn e a tornou mundialmente famosa da noite para o dia: em 21 de julho, a elefanta Tuffi viajou na Schwebebahn como parte de uma ação publicitária do Circo Althoff, assustou-se e saltou do trem em movimento para o rio Wupper. Ela ficou praticamente ilesa. Hoje, a Schwebebahn de Wuppertal — sob proteção de patrimônio desde 1997 — é considerada um símbolo da cidade.
A presente emissão foi concebida por Chayenn Gutowski e Thomas Steinacker, possui valor facial de 0,95 euro e teve seu lançamento realizado em 08 de janeiro último. Comemorativa dos 125 anos de existência, a peça filatélica apresenta duas imagens da ferrovia: uma contemporânea e outra de 1901.















