O ano de 2026, ao que parece, será o último do cupom resposta internacional, introduzido no Congresso que a União Postal Universal realizou em Roma, em 1906. O mesmo foi concebido para oferecer um meio prático de pagar a um correspondente no exterior o envio de uma carta (ultimamente considerada como remessa aérea não registrada). Com o tempo, seu uso foi reduzido; recentemente, ao que parece, era apreciado sobretudo por radioamadores e estudantes para contatar universidades estrangeiras.
Agora vem a nota da própria UPU. Em 17 de setembro de 2025, por ocasião do 28º Congresso realizado em Dubai (Emirados Árabes Unidos), os países membros, com o objetivo de adaptar e simplificar os serviços universais, decidiram “suspender” (note-se o verbo empregado, n. do r.) o uso desse suporte. A decisão representa:

“uma evolução natural no âmbito da transformação mais ampla dos serviços postais internacionais, em linha com as práticas digitais e a visão moderna dos clientes”.

Introduzido em 1.º de outubro de 1907, ele acompanhou gerações de correspondentes, viajantes e colecionadores em todo o mundo, representando uma verdadeira moeda de papel universal. Por quase cento e vinte anos e através de dez modelos sucessivos (sem contar as variantes), o cupom

“encarnou os valores de universalidade, equidade e solidariedade sobre os quais se funda o serviço postal universal”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui