Origins Spectral Interpretation Resource Identification Security Regolith Explorer (OSIRIS-REx) é uma missão de ciência planetária, a terceira selecionada no Programa New Frontiers, depois de Juno e New Horizons. Seu objetivo consiste em estudar e coletar amostras do asteroide 101955 Bennu, um corpo celeste carbonáceo. Especula-se que o material trazido pela missão permitirá aos cientistas perceber o que aconteceu antes da formação e evolução do sistema solar, os estágios iniciais da formação do planeta e a fonte dos compostos orgânicos que levou à formação de vida.
O lançamento ocorreu no dia 08 de setembro de 2016, sobrevoou a Terra em 22 de setembro de 2017 e atingiu a proximidade de Bennu em 03 de dezembro de 2018. OSIRIS-REx passou os meses seguintes analisando a superfície para encontrar um local adequado de onde extrair uma amostra. Em 12 de dezembro de 2019, a NASA anunciou o primeiro local de amostragem, conhecido como Nightingale. Em 20 de outubro de 2020, a OSIRIS-REx pousou com sucesso em Bennu e executou as etapas de coleta. Espera-se que a cápsula retorne à Terra no dia de hoje.


Alan Dingman ilustrou o selo, emitido pela operadora postal americana (USPS), em 22 de setembro passado, para marcar filatelicamente este feito espacial, baseando-se em imagens fornecidas pela NASA. Antonio Alcalá, por sua vez, os projetou. Nesta novidade podemos ver a cápsula descendo de paraquedas para a Área de Testes e Treinamento de Utah, uma instalação do Departamento de Defesa dos Estados Unidos no deserto. Uma representação da superfície de Bennu aparece na parte inferior da emissão, com o espaço sideral acima – profundo azul e salpicado de corpos celestes. Uma vista do asteroide está no canto superior direito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui