Béla Viktor János Bartók, nascido em Nagyszentmiklós, em 25 de março de 1881, foi um compositor pianista, professor e investigador de música popular húngaro.

Consolidou-se como o mestre na fusão da música erudita com a popular.
Começou a compor aos 9 anos. Depois de se formar na Academia de Música de Budapeste, viajou muito como concertista e colecionou canções folclóricas em todo o leste da Europa, que gravou e classificou. De 1907 a 1934 trabalhou como professor de piano na Academia de Música de Budapeste.

Bartók pesquisou também a música folclórica do mundo árabe, o que influenciou fortemente suas composições, como o trio Contrastes (1938). Deu concertos nos Estados Unidos, na Europa e na União Soviética.


Sua obra inclui também peças para teatro, balé, coral, música de câmara, uma ópera e concertos para piano e orquestra, como o Concerto para Orquestra e a sonata Música para Instrumentos de Corda, Percussão e Celesta.

Produziu ainda Mikrokosmos, coleção de peças para piano destinadas a estudantes, que resume sua linguagem musical. No fim da vida adotou um estilo romântico, que lhe proporcionou grande êxito.

Emigrou para os Estados Unidos em 1939, onde faleceu seis anos depois, mais precisamente no dia 26 de setembro de 1945.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui