A XXVII Exposição Filatélica Nacional de Portugal, denominada “EBORA 22”, começa hoje, na Arena de Évora, e se estende até o próximo dia 30 de outubro. Como já tivemos a oportunidade de dizer noutra postagem publicada aqui no Blog, este evento está sendo realizado para comemorar os 500 Anos da Criação do Correio em Portugal, numa organização conjunta:
✅ da Federação Portuguesa de Filatelia e
✅ da Confraria Timbrológica Meridional “Armando Álvaro Bóino de Azevedo’, de Évora.
Este certame conta com o apoio:
✅ dos Correios de Portugal (CTT) e
✅ da Câmara Municipal de Évora.

Devemos lembrar que a cidade anfitriã desta exposição, está intimamente ligada aos correios e à filatelia, já que o serviço postal português, tal e qual o conhecemos, foi criado no dia 06 de novembro do ano de 1520 por D. Manuel I, quando o monarca nomeou Luís Homem como 1.º Correio Mor do Reino.
Conforme observa o amigo Mário Paiva, estarão presentes nesta competição todas as classes filatélicas em cerca de 420 quadros, de 76 expositores, além, de 7 participações na Classe de Literatura Filatélica.

Durante os dias da exposição os Correios de Portugal (CTT) terão um stande de vendas com obliteração de peças filatélicas confeccionadas a partir dos carimbos comemorativos lançados para imortalizar esta festa da filatelia lusitana. O comércio especializado também marca sua presença. Estão programadas ainda várias iniciativas, como apresentação de obras filatélicas de diversos autores, bem como, a realização de conferências, que terão lugar no Palácio de D. Manuel, versando sobre:
✅ “Bilhetes Postais Ilustrados”, proferida por José Ramon Moreno, Presidente Honorário da FEPA, e
✅ “História Postal e a Open Class” a cargo de Pedro Vaz Pereira, Presidente da Federação Portuguesa de Filatelia.
Por derradeiro, devemos observar que o Jantar de Palmarés (premiação) ocorrerá no dia 29 próximo, nas dependências Hotel D. Fernando.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui