No último dia 03 de janeiro, completou cem anos da emissão dos primeiros selos postais eslovenos, conhecidos como “Verigarji”.

A palavra “Veriga”, em esloveno, significa cadeia e como podemos ver pelas imagens dos selos, há um romper de amarras em sua vinheta, isto é, a emissão postal retrata um homem libertando-se das correntes. Era, sem dúvida, o fim de uma era com o termino da primeira grande guerra mundial e a emissão estava contida neste momento histórico.
Estes selos foram concebidos inicialmente para serem emitidos no Estado dos Eslovenos, Croatas e Sérvios (em servo-croata: Država Slovenaca, Hrvata i Srb; em esloveno: Država Slovencev, Hrvatov in Srbov), mas esta personalidade estatal, localizada nos Bálcãs, durou apenas 33 dias, ou seja, de 29 de outubro de 1918 a 30 de novembro de 1918. Em 1º de dezembro desse mesmo ano, o Estado SHS fundiu-se com o Reino da Sérvia na Kraljevina, e estes selos acabaram sendo lançados, apenas para uso na Eslovênia, em janeiro de 1919, portanto há um século.
Cabe lembrar que os primeiros selos foram litografados e depois as reimpressões subsequentes, foram impressas tipograficamente.

Em 1993, a Eslovênia comemorou postalmente os 75 anos de seu primeiro selo.

(Envelope de Primeiro Dia – FDC)

Agora a mesma autoridade postal, para comemorar o centenário, lançou no dia 09 de novembro de 2018, o selo que ilustra a chamada desta postagem, que retrata Ivan Vavpotič (1877-1943), o pintor esloveno que fez o trabalho artístico do primeiro selo do país. Esta emissão comemorativa do centenário tem design de Tatjana Cvelbar.
Antes de concluir esta postagem, cabe lembrar que a comemoração deste centenário não para por aí, vez que a data também é fundamento para realização da Exposição Filatélica Internacional “SLOVENIJA-2019”, reconhecida pela FEPA, que se realizará no período compreendido entre 28 a 31 de março próximos, consoante já divulgada noutra postagem, aqui no Blog.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui