“Un francobollo internazionale”, este é o título de uma nota publicada, em 1905, pelo jornal “La voce del popolo”, na qual se expressava a esperança da introdução daquilo que agora é conhecido como cupom resposta internacional.
O cupom resposta internacional, como se sabe, foi idealizado no Congresso da União Postal Universal (UPU), em Roma, em 1906, e introduzido no ano seguinte. Mas alguns anos antes já se buscava uma ferramenta válida para todos os países, uma espécie de papel postal de valor global.
Uma evidência dessa busca vem, por exemplo, do jornal “La voce del popolo”, na versão voltada para as regiões de Gallarate e Varese, segundo publicado no site “Vaccari news“, tendo como fonte o presidente da União de Imprensa Filatélica Italiana, Beniamino Bordoni.

(A nota jornalística publicada)

Segundo podemos ler naquele site, em 26 de maio de 1905, no final da primeira página, há o quadro intitulado “Um selo internacional”. Lemos na referida nota, numa tradução livre:

“A Câmara de Comércio de Hamburgo, em seu último relatório anual, recomenda ao governo alemão que tome a iniciativa de criar um selo internacional. Atualmente, muitas cartas provenientes do exterior e contendo perguntas ficam sem resposta precisamente porque não podem conter o selo para a carta de resposta. Essa proposta deve ser considerada favoravelmente pela União Postal Internacional, no interesse do comércio internacional.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui