A corneta postal, também conhecida como  trompa ou corno postal (post horn), é um instrumento de sopro que tem uma longa associação com os serviços dos correios, especialmente na Europa.

Historicamente era utilizado para sinalizar a chegada (ou a partida) de um mensageiro da família Tasso ou, num momento subsequente, de um agente ou de uma carruagem postal às vilas, cidades e povoados.

(Inteiro Postal)

Este uso passou a ser particularmente prevalente entre os postilhões dos séculos XVIII e XIX.

Mesmo após o emprego do instrumento ter caído em desuso, com tal finalidade específica, sua imagem continua presente nos emblemas de operadoras postais de muitos países europeus, e até mesmo, de outros outros continentes.

Este fato destaca, mantendo viva, a forte conexão histórica e simbólica entre o corno postal e os serviços de entrega de correspondências.

A persistência do mesmo nas logomarcas de muitas autoridades postais demonstra a importância dos símbolos tradicionais e da sua capacidade de conectar o passado com o presente. Apesar da evolução tecnológica (e-mails) e das mudanças nas formas de comunicação (redes sociais), esses símbolos fornecem uma ligação contínua com a rica história dos serviços postais e ressaltam a continuidade do compromisso desses serviços com a comunicação.

(Carimbo Comemorativo)

Podemos concluir que o corno postal não apenas simboliza a história e a tradição dos serviços postais mundo afora, mas também serve como um link visual do papel fundamental que o correio desempenhou na facilitação da comunicação entre pessoas e lugares ao longo dos séculos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui