Maluda foi uma pintora portuguesa, batizada como Maria de Lurdes Ribeiro, nascida em 15 de novembro de 1933, em Goa, na Índia. Viveu desde muito nova em Lourenço Marques (atual Maputo), capital de Moçambique.

Em 1963 foi para Paris, onde trabalhou na Académie de la Grande Chaumiére com o pintor Jean Augame. Foi nessa altura que se interessou pelo retrato e por composições da paisagem urbana. A partir da década de 70, dedicou-se à temática das janelas.

A partir de 1985, Maluda foi convidada para fazer várias selos postais para os Correios de Portugal (CTT). Dois trabalhos postais de sua autoria ganharam, na World Government Stamp Printers Conference, em Washington, D.C., em 1987 e em Périgueux (França), em 1989, o ‘Prêmio mundial’ para o melhor selo.

A 13 de outubro de 1998 foi agraciada pelo Presidente da República portuguesa Jorge Sampaio com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, ao mesmo tempo que realizou a sua última exposição individual, ‘Os selos de Maluda’, patrocinada pelos CTT.

(Inteiro Postal com desenho de Maluda)

Em 2026, para comemorar os 30 anos de Évora como Patrimônio Mundial da Unesco, os Correios de Portugal emitiram um inteiro postal, reproduzido acima, que é ilustrado com o desenho ‘Janela Manuelina da Casa Garcia de Resende’, um trabalho de sua autoria.

(Selo autografado por Maluda)

Faleceu em 10 de fevereiro em 1999, em Lisboa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui