Inaugurado em 08 de dezembro de 1873, o Elevador Lacerda completa, no ano em curso, 150 anos.

(Carimbo Comemorativo)

O equipamento, com 63 metros de altura, leva este nome em homenagem ao seu idealizador Antônio Lacerda. O mesmo foi construído objetivando o transporte de pessoas entre a Praça Visconde de Cairu, na Cidade Baixa, e a Praça Tomé de Souza, na Cidade Alta. Trata-se do primeiro elevador urbano do mundo sendo o mais alto de todos quando começou a operar.

Depois de muitas reformas e de ser tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2006, atualmente a sua estrutura tem 73 metros de altura e duas torres.
A emissão postal, que ilustra a presente publicação, foi lançada pelos correios brasileiros, para comemorar o seu sesquicentenário, sendo apresentada sobre a forma de um se-tenant composto de dois selos que retratam de maneira vívida o elevador homenageado, por meio de uma belíssima fotografia panorâmica capturada do alto da cidade. O se-tenant traz o simbolismo de unir em dois selos a Cidade Alta e a Cidade Baixa, conectadas por esta estrutura monumental que é um dos principais cartões-postais de Salvador. Do lado esquerdo está a robusta construção localizada na Cidade Alta, e do lado direito, a torre com as cabines de elevadores que descem até o nível da Cidade Baixa. A plataforma de observação conecta os dois selos e proporciona a deslumbrante vista do pôr do sol inundando suas vidraças. Também é possível ver a Baía de Todos os Santos e uma visão única da rica paisagem urbana de Salvador. As técnicas usadas foram fotografia e computação gráfica.

Cabe relembrar que esta estrutura urbana, já foi retratada em uma outra emissão brasileira, datada de 2014, como podemos ver acima.


(Postagem Atualizada em: 23/XIII/2023)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui