Para os aficionados em videogames e jogos eletrônicos em geral, a autoridade postal brasileira lançou, no dia 13 de dezembro último, o bloco integrante da Série Mercosul, que este ano versa sobre os divertimentos infantis.

(Carimbo Comemorativo)

Os três selos que compõe a emissão, localizados dentro da “tela”, trazem um conjunto de ilustrações com elementos do universo gamer em diferentes décadas:

✅ jogadores usando o fliperama,
✅ jogando na rede pelo computador,
✅ jogando em console portátil e em realidade virtual (RV).
Uma verdadeira imersão no mundo dos videogames, com cores predominantes em rosa, roxo e verde.
O universo de jogadores de videogames no Brasil não é pequeno. A pesquisa Game Brasil de 2022 apontou que 74,5% dos brasileiros são adeptos a jogos eletrônicos, um aumento de 2,5% em relação a anos anteriores, possível impacto da pandemia de Covid-19.
O perfil dos jogadores está na faixa etária entre 25 e 34 anos (25,5%), seguida por 16 a 24 anos (17,7%) e as mulheres são maioria entre o público gamer, representando 51%. Um mercado que gira R$ 13 bilhões ao ano e nos coloca como o país líder em receita no setor na América Latina e o 13.º no ranking mundial.
O Brasil deixou de ser apenas um mercado consumidor, pois a indústria nacional de jogos eletrônicos tem se tornado cada vez mais promissora. No começo da década, tínhamos em torno de 150 empresas de games e em 2022 ultrapassamos a barreira dos 1 mil empreendimentos, na maior parte startups.

A presente novidade filatélica foi criada com técnica de computação gráfica pelo artista Doug Dominicali, a emissão é composta por um bloco com três selos como vimos precedentemente, com formato representando um antigo console de videogame portátil.
A arte também traz alguns “easter eggs” que podem ser identificados por todas as gerações que em algum momento entraram em contato com esse universo, como, por exemplo, as peças do jogo Tetris, destacadas do fundo quadriculado em uma película holográfica.


(Postagem Atualizada em: 23/XIII/2023)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui