Trata-se de um tipo de serviço postal adotado por alguns países para enviar discos, num primeiro momento, bem como, fitas num segundo momento, com mensagens gravadas de voz humana. Na prática este serviço enviava uma mensagem sonora por vias postais, em vez de mensagens escritas, como era usual até então. É também denominado Fonopost ou Phonopost.

(Serviço fonopostal português: vinil e embalagem – 1956)

O serviço foi demonstrado no Congresso da União Postal Universal (UPU), em Buenos Aires em 1939. Para tanto o Correio Argentino chegou a emitir três selos específicos para enviar os registros fonopostais.

Como um serviço aprovado pela União Postal Universal (UPU), o mesmo não ficou restrito apenas a um país. O Museu da Comunicação na Holanda, por exemplo, possuí uma unidade Fonopostal com gravações que foi usada em escritórios postais de 1937 a 1939, naquele país, principalmente para proporcionar às pessoas a oportunidade de enviar mensagens faladas aos parentes sediados nas Índias Orientais Holandesas. Mas não somente, vez que, Portugal (Decreto n.° 30560, de 2 de Julho de 1940), Taiwan e o Brasil (Decreto n.º 30.560) também instituíram este serviço.

O Fonopostal tratava-se pois, de um disco de 78 rotações que colocado num dispositivo próprio, permitia a gravação da mensagem oral que se pretendia por cima de uma faixa musical, previamente gravada no disco, e desta forma enviar ao destinatário uma mensagem gravada (forma oral).

(Disco de 78 rotações)

As gravações das mensagens sobre a faixa musical, eram feitas numa cabine específica e insonorizada para tal fim, que em Portugal ocorria na Estação dos Correios dos Restauradores, em Lisboa.

(Estação dos Correios dos Restauradores, em Lisboa)

Os correios lusitanos chegaram a usar uma flâmula para divulgar este serviço.

(Flâmula com propaganda do Serviço)

Em algumas partes foram produzidos envelopes específicos para uso exclusivo por parte fonopostal.

Para aprofundamento de conhecimento sobre este tipo de serviço postal podemos indicar ainda dois trabalhos bibliográficos:
Bose, Walter B.L. Phonopost service: Its Introduction and Development in the Argentine Republic. Berne: L’Union Postale, 1945.
“Fonopost” by Harry M. Konwiser in Stamps, 6 July 1946.

Outra dica interessante é fazer uma visita ao website indicado abaixo onde você, meu caro leitor, encontrá diversos Fonopostais digitados:

https://www.phono-post.org/

Na sequência um artigo publicado no O Globo de 16 de agosto de 2014, versando sobre o tema:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui