Considerado Patrimônio Mundial da UNESCO, a gruta de Lascaux, encontra-se localizada no sudoeste da França, no Périgord, mais precisamente na comuna de Montignac (Dordogne). A mesma foi descoberta em 12 de setembro de 1940 por quatro adolescentes. Coberta de pinturas rupestres, os cientistas acreditam que algumas das obras tenham cerca de 20 mil anos.
A disposição da caverna, cujas paredes estão pintadas com bovídeos, cavalos, cervos, cabras selvagens, felinos, entre outros animais, permite pensar tratar-se de um santuário.
A gruta foi aberta aos turistas em 1948, contudo o dióxido de carbono libertado pelos visitantes, através da respiração, começou a danificar visivelmente as pinturas.
Lascaux foi fechada ao grande público e hoje só um grupo restrito de estudiosos pode visitar o local.
As investigações, operacionalizadas durante as últimas décadas, pela comunidade científica, permitem situar a cronologia das pinturas em torno de 17.000 anos AP (Antes do presente, expressão usada na arqueologia). Todavia, certos indícios, tanto temáticos como gráficos levam a pensar que algumas das figuras podem ser mais recentes, sendo tal hipótese, confirmada por datações com Carbono 14, em cerca de 15.500 anos AP.

(Carimbo Comemorativo)

Em 26 de abril de 2019, os correio franceses vão emitir o selo postal, que ilustra a chamada desta postagem, para referenciar este monumento da arte rupestre.

A nova emissão, cabe lembrar, será posta em circulação, 51 anos após a emissão anterior, dedicada igualmente a  Lascaux, que data de 13 de abril de 1968.
O novo selo conta com design gráfico e gravura de Elsa Catelin de acordo com uma foto do Hall of Bulls.
Com valor facial de € 0,88 a mesma tem tiragem de 700.050 exemplares, sendo impressa em talhe doce, com 25 selos por folha.

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui