Gastone Rizzo (07 de janeiro de 1922 – 02 de maio de 2019) foi um destacado professor italiano, natural de Bevilacqua (Verona), apaixonado pela filatelia. O mestre ensinava seus alunos através dos selos postais, como forma de facilitar uma melhor compreensão dos conteúdos programáticos.

(Professor Gastone Rizzo cercado por seus alunos, em foto dos anos 1950)

Em decorrência desta forma didática, seus pupilos, além de aprenderem o alfabeto e a fazer contas, acabavam sendo incentivados também a enveredarem pelo universo do colecionismo filatélico.

(autobiografia de Gastone Rizzo, publicada pela editora Usfi)

Por esta prática, que virou livro (sob a forma de uma autobiografia), era considerado e respeitado a nível italiano, assim como internacionalmente, como o “Mestre dos Selos”.

(Althea; Franquia Mecânica da empresa)

Rizzo também chegou a ser consultor filatélico da empresa holandesa Althea, sediada em Parma, que produzia um lanche (merenda) denominado “Cremifrutto”, uma famosa compota de fruta em cubos.

(“Cremifrutto”, famosa compota de fruta em cubos)

A referida pessoa jurídica, em sua estratégia de propaganda, passou a incluir um selo postal em cada embalagem deste produto, nas décadas de 1950 e 1960.

Com a experiência de colecionador do mestre, foi criado, também, no âmbito desta consultoria, um clube filatélico e uma revista destinada aos jovens sócios.

(Ficha de inscrição do Clube Filatélico “Franco Bollino”)

Estamos nos referindo ao “Bollettino Franco Bollino”, sendo que o clube foi um dos maiores existentes, com mais de 175 mil jovens colecionadores e consumidores dos famosos cubos de compota de fruta Althea.

(Bollettino Franco Bollino n. 46 de 1961)

Sem dúvida uma experiência fantástica, que marcou gerações e serviu para divulgação de nosso hobby.

(Carimbo Comemorativo)

Vejamos, na sequência, um vídeo promocional do “Cremifrutto”, onde podemos ver os selos postais:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui