Inicialmente, cumpre consignar que, o Met Office é o serviço nacional de meteorologia do Reino Unido, com sede em Exeter, na Inglaterra.
O mesmo presta serviços meteorológicos e climáticos às Forças Armadas, departamentos governamentais, público em geral, aviação civil, transporte marítimo, indústria, agricultura e comércio.
Foi fundado pelo vice-almirante Robert Fitzroy, em 1854, e quando este faleceu, em 1865, a gestão passou para a Royal Society até 1905.
Já foi subsidiado pelo Ministério da Defesa, mas atualmente (2022) é uma agência executiva, ligada ao Departamento de Negócios, Energia e Estratégia Industrial.
Em 1.º de fevereiro último, para comemorar os 170 anos da sua fundação, o Royal Mail emitiu a série composta por oito selos postais, dois para cada valor nominal, associando e esta agência estatal história, ciência e futuro do setor.

Os novos selos, concebidos pelo Hat-trick design, mostram avanços na previsão do tempo nos últimos dois séculos, incluindo a “Expedição Terra Nova”, e Barbara Edwards, a primeira apresentadora britânica de TV especializada em meteorologia.
As ilustrações dos selos incluem ainda o meteorologista pioneiro Luke Howard, que classificou as nuvens em 1803, o Storm Barometer (barômetro da tempestade) de Robert FitzRoy (fundador do que é hoje o Met Office), em 1854, bem como, as boias marinhas, que coletam dados para a previsão de navegação, que foi transmitida pela primeira vez via código Morse em 1925 e foi ouvido pela primeira vez na BBC, em 1925.

David Gold, diretor de assuntos externos e política do Royal Mail, falando sobre a emissão disse que:

“Os britânicos adoram falar sobre o clima. É uma obsessão nacional.
(…) as pessoas de todas as idades querem saber se será ensolarado ou molhado, quente ou frio. Esses selos celebram as pessoas e a ciência por trás da previsão do tempo.”

A professora Penny Endersby, diretora executiva do Met Office, disse a seu turno que:

“O Met Office tem uma posição orgulhosa na história do Reino Unido. Como uma nação insular, muitas vezes estamos à mercê do clima e nosso papel é ajudar as pessoas a permanecerem seguras e prosperarem em todos os cantos do Reino Unido e além.”

A citada professora arremata  afirmando:

“Como esses belos selos demonstram, o Met Office evoluiu constantemente de nossas raízes na vanguarda pioneira da previsão do tempo para inovações técnicas da era moderna.”

Antes de concluir, cabe ainda dizer que o Royal Mail trabalhou em estreita colaboração com o Met Office nesta emissão e o arquivo deste serviço meteorológico foi a fonte de muitas das imagens usadas nesta série.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui