Mercado negro é o tema escolhido pelos Correios de Luxemburgo para rememorar o fim da Primeira Grande Guerra e as suas consequências. O bloco está disponível desde o último dia 18 de setembro, nas agências dos correios do país emitente.
Entre os muitos aspectos relativos à Primeira Guerra Mundial, cujo término completa cem anos, estão nas suas consequências sobre as populações civis.
Localmente, os combates encerram-se em 11 de novembro de 1918, mas isso não pois término ao sofrimento da população, porque a morte, a tristeza, a angústia e as dificuldades causadas pela perda de propriedade, bem como, a fome continuaram a dominar a vida cotidiana. Principalmente a fome, grandemente por causa do embargo aliado, que fazia com que muito pouca comida chegasse a Luxemburgo. O mercado negro dá o título ao quadro de Pierre Blanc, uma representação bastante realista da situação vivida pelas populações civis, nos idos de 1918. A emissão, com valor facial de 95 centavos de Euro, é fruta da adaptação postal feita, a partira da tela, por “Graphisterie Générale sàrl”, sendo impressa pelo Bpost.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui