Para marcar a passagem do Dia Mundial do Refugiado, que é comemorado anualmente no dia 20 de junho, o Argélia Poste emitiu, em 2015, fora da programação oficial, sem qualquer comunicação ou aviso prévio, o selo postal, reproduzido na chamada da postagem, com valor facial 25 DA (tarifa doméstica para uma carta de menos de 20 gr), fruto do trabalho do designer postal Khacef Abdelkrim.

(Envelope de Primeiro Dia – First Day Cover)

Nesta emissão, segundo alerta de Mohamed Achour Ali Ahmed, em artigo publicado em “El Watan Magazine”, sob o título “Quand le plagiat devient une tradition à Algérie Poste”, o desenho do selo (vinheta), que também aparece no envelope de primeiro dia (FDC), bem como, no carimbo comemorativo, não é obra da criatividade do designer, mas sim resultado de uma mera montagem de duas fotografias disponíveis na Internet. Vejamos:
uma de autoria do fotógrafo e correspondente de guerra americano de origem húngara Robert Capa, mostrando refugiados da guerra civil espanhola fugindo a pé através da fronteira francesa (preto e branca) e
✅ a outra publicada, em 2011, pelo site Tunisie Numérique para ilustrar um de seus artigos, mais precisamente o intitulado Kairouan abre seus braços para refugiados líbios. Na sequência o Blog apresenta, em paralelo as duas imagens, vistas em cotejamento com a produzida para o selo argelino:

Apresentamos ainda, logo a seguir, o edital da emissão que não faz qualquer referências a outras autorias do selo, que não seja de seu artista postal. Eis:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui