Em 1.º de julho de 1853 foram colocados à venda os primeiros selos postais portugueses. Tratava-se dos selos de 5 e 25 reis, com o busto, em perfil, da monarca, D. Maria II, num cunho elaborado por Francisco de Borja Freire. O selo de 100 réis foi posto à venda no dia 2 e o de 50 réis só no dia 22 do mesmo mês e ano.

Portugal tornava-se, assim, o 45.º estado soberano a adotar uma reforma postal concebida à semelhança da que já tinha sido implementada por Sir Rowland Hill, 13 anos antes, na Grã-Bretanha, ao introduzir, a 06 de maio de 1840, os primeiros selos postais em circulação no mundo, o Penny Black.

Quanto a homenageada nesta primeira emissão postal lusitana,  cabe consignar que, D. Maria II é brasileira, nascida no Rio de Janeiro, em 04 de abril de 1819. A mesma é filha de D. Pedro I (em Portugal D. Pedro IV) e da imperatriz Maria Leopoldina, Arquiduquesa da Áustria.
Cabe lembrar ainda que D. Maria II assumiu como rainha de Portugal, em 1826, com a abdicação de D. Pedro IV, tornando-se assim a 31ª. Rainha de Portugal.
Em 2003, no campo da numismática, Portugal emitiu a moeda comemorativa, que ilustra esta postagem, para celebrar os 150 anos da emissão do primeiro selo postal do país.
No anverso desta moeda temos o valor facial da moeda 5 euro inserido no retângulo delimitado pelo picote de selo, tendo como sugestão do habitual carimbo obliterador o Escudo Nacional com a esfera das armas da “República Portuguesa”. No reverso, temos a imagem do selo de D. Maria II com os lados sem serrilha, como era comum para os selos da época e os dizeres “150 anos do primeiro selo português”.
Sem dúvida uma interessante intersecção entre numismática e filatelia.

Série: Emissões Especiais
Ano: 2003
Valor Facial: 5 €
Metal: Prata 500º
Acabamento: Normal
Diâmetro: 30 mm
Peso: 14 g
Borda: Serrilhada
Eixo: Vertical
Tiragem: 300.000
Escultor: Vitor Santos
Legislação: Decreto-Lei n.º 274, de 30 de outubro de 2003

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui