A emissão conjunta, que resenhamos nesta postagem, celebra os 150 anos da entrada em operação da linha férrea ligando Kosice-Bohumín (1872-2022). Trata-se de uma das primeiras vias de transporte de pessoas e mercadorias existentes no antigo Império Austro-Húngaro, e primordialmente dos minérios provenientes da Silésia, por só existir naquele momento como elentos de ligação:
✅ a linha a vapor Viena-Pest-Debrecen e
✅ a ferrovia Bratislava-Trnava puxada a cavalos.

Na sequência, com um novo desenho territorial da Europa, esta importante linha férrea passou a cruzar o estado da antiga Tchecoslováquia de oeste a leste; sendo que após a separação dos países ocorrida em 1991, foi dividido em duas partes territorialmente atribuídas as Ferrovias da República Eslovaca e as Ferrovias da República Tcheca: o Košice-Žilina e o Žilina-Bohumín, respectivamente.

No último dia 18 de março os Correios da República Tcheca, bem como, os Correios da Eslováquia lançaram esta emissão conjunta composta de um bloco filatélico com um selo e duas vinhetas, apresentando o mapa da região e os vagões da época.

Trata-se de um trabalho artístico de Dusan Kállay com gravação de Jaroslav Tvrdon, e impressão a cargo de Tiskárna Hradistko.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui